Summary Report

Cautela no relaxamento monetário é a tendência, lá fora e no Brasil

22/03/2024
Rate this report: 1 vote, average: 4.00 out of 51 vote, average: 4.00 out of 51 vote, average: 4.00 out of 51 vote, average: 4.00 out of 51 vote, average: 4.00 out of 5 (1 votes, average: 4.00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
Macro Brasil Macro Internacional Macroeconomics

O BCE (banco central europeu) decidiu manter a taxa de juros inalterada em sua última reunião, em 7 de março, apesar de ter revisto para baixo de suas projeções tanto de crescimento do PIB como de inflação. A presidente do banco sinalizou que o início de um ciclo de cortes de juros não deve ocorrer em abril. Mas a queda do custo do trabalho no trimestre final do ano passado reforça os sinais de debilidade da atividade econômica na região e corrobora a percepção de que os cortes poderão começar ainda no 2º trimestre.

Nos EUA, a resiliência da inflação (em particular de serviços) e da atividade econômica há tempos vêm alimentando uma atitude cautelosa do FED (o banco central norte-americano). Essa cautela tende a ser reiterada por desdobramentos recentes, como a alta superior à esperada do índice de preços no atacado (PPI) em fevereiro e as incertezas no mercado de petróleo, que reforçaram a percepção de que a contribuição dos preços de bens para o recuo da inflação pode já ter se esgotado.

No Brasil, destaque para as surpresas positivas nos dados de mercado de trabalho e de atividade econômica relativos a janeiro, que abarcaram a indústria, os serviços e o comércio, culminando na terceira alta marginal consecutiva do IBC-Br. A antecipação de pagamentos de precatórios e de benefícios previdenciários reforça as chances de que o aquecimento da atividade prossiga no primeiro semestre.

LCA

LCA
Sector Analysis - Projections
Sao Paulo, Brazil

Disclaimer

Este relatório foi elaborado e distribuído de acordo com as recomendações previstas na Resolução CVM nº 20/21. O uso das informações contidas neste relatório é de responsabilidade exclusiva do usuário, ficando Contribuidor signatário e a OHMRESEARCH eximidos das ações decorrentes de sua utilização. Este documento não deve ser considerado, sob nenhuma hipótese, como uma recomendação de investimento ou endosso à tomada de decisões. O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Contribuidor signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste.