Summary Report

Análise do Setor Siderúrgico e Oportunidades – Maio de 2022

13/05/2022
Rate this report: 1 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 5 (1 votes, average: 5.00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
CSN - Companhia Siderúrgica Nacional USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais Gerdau SA

A guerra e a falta de oferta de Rússia & Ucrânia sacodem o mercado siderúrgico, mas cenário macroeconômico traz incerteza no 2S22

Cenário: Quem primeiro pronunciou a expressão “Que você viva em tempos interessantes” certamente deve ter imaginado os atuais mercados de metais dos EUA. O ditado – parte bênção, parte maldição – é um resumo adequado dos tempos atuais. Do ferro-gusa ao níquel, do alumínio ao aço, os preços dos EUA dispararam mais uma vez devido a eventos geopolíticos, tensões na cadeia de suprimentos e incerteza geral.

Assim como os mercados domésticos começaram a se estabilizar com os aumentos recordes de preços em 2021 e a economia estava se adaptando às realidades de um mundo pós-pandemia, a inflação um pouco forte no primeiro trimestre de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia e uma nova variante do COVID-19 emergiu.

A combinação de fatores está agitando os mercados. O conflito da Rússia e da Ucrânia teve o impacto de maior alcance. Os dois países responderam por cerca de 62% das importações americanas de ferro-gusa em 2021, e a guerra removeu uma oferta significativa da principal matéria-prima de aço para fornos de arco elétrico para siderúrgicas sediadas nos EUA e produtores globais. Cerca de 70% da siderurgia dos EUA é baseada em EAF. Os compradores dos EUA tiveram que procurar substituir o material russo e ucraniano desde a invasão de fevereiro, com o Brasil assumindo a maior parte desse negócio. A avaliação das exportações de ferro-gusa brasileiro da Platts da S&P Global Commodity Insights quase dobrou de janeiro a meados de março, chegando a US$ 950/mt no início de abril.

Siderurgia Global e Brasil: A produção mundial de aço bruto, para os 64 países que reportam à Associação mundial de aço (worldsteel), foi de 161,0 Mt em março de 2022, queda de 5.8% em relação a março de 2021. A produção Chinese vem caindo sucessivamente e em março teve queda de 6,4% em relação a março de 2021 e equivalente a 54,8% do total. No Brasil, a produção brasileira de aço bruto foi de 2,9 Mt em março de 2022, aumento de 10,1% em relação ao mês anterior. As vendas internas cresceram 20,2% no mês passado em comparação com fevereiro, chegando a 1,8 Mt. Enquanto o consumo aparente cresceu 14,7% em março sobre fevereiro de 2022, chegando a 2,1 Mt. O consumo aparente de janeiro a março de 2022 foi de 5,6 Mt (-17,7%). 

Mercado de ferro-gusa: As exportações publicadas pela OMC contemplam dados de comercio exterior até fevereiro de 2022 e o total de exportações foram de 349Kt vs. 360Kt em março de 2021, queda de 3%. Os EUA continuam ser o maior mercado importador de ferro-gusa, importando 388Kt em fevereiro de 2022 vs. 432Kt em fevereiro de 2021, queda de 10%. Brasil vem ganhando market share deixado pela Russia no mercado americano e deve ser refletido nas estatísticas de março, mas já salta de 252Kt em exportações em fevereiro de 2022 para 321Kt em março, alta de 27% mês contra mês.

Panorama e conclusão & oportunidades: No mercado nacional a siderurgia teve uma retomada vigorosa que apesar de perder fôlego no 1T22 ainda é um dos poucos países que ainda tem crescimento na produção e demanda por aço no mundo. Logo, vemos oportunidades de investimentos no setor. Comparando os múltiplos abaixo, vemos a Usiminas (USIM5.SA) com um desconto nos múltiplos negociados para 2022e de 18% de desconto no EV/EBITDA e 14% no PE se compararmos com a média do setor com ações, incluindo BDRs, listadas na BM&F Bovespa.

Gilberto Cardoso

Gilberto Cardoso
Analyst - Commodities
Singapore, Singapore

Disclaimer

DISCLAIMER: Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM nº 20 de 26 de fevereiro de 2021 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OHMRESEARCH não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OHMRESEARCH não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/21 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OHMRESEARCH estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da OHMRESEARCH. De acordo com o art. 21 da Resolução CVM nº 20/21 caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.
Para maiores informações, pode-se ler a Resolução CVM nº 20/21 e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OHMRESEARCH que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.