BP eleva investimentos em petróleo e ação sobe 16% em 7 dias

As ações da BP sobem 16% nos últimos 7 pregões, depois de anunciar que vai desacelerar sua estratégia de transição energética e aumentar os investimentos em petróleo e gás. Ao mesmo tempo, a companhia divulgou, na semana passada, um lucro recorde de US$ 27,7 bilhões em 2022, mais do que o dobro do ano anterior.

A BP também elevou seus dividendos em 10% no quarto trimestre e anunciou um programa de recompras de US$ 2,75 bilhões de ações para o primeiro trimestre.

Em relatório, a Morningstar apontou que vê as mudanças como positivas. “Além de desacelerar sua saída no setor de petróleo e gás, cujas perspectivas de longo prazo melhoraram nos últimos dois anos, a companhia também aumentará os investimentos nos negócios de transição, que oferecem melhores retornos e vantagens competitivas”, comenta.

A empresa espera agora uma queda de apenas 25% na produção de petróleo e gás em 2030 em relação aos níveis de 2019, contra os planos anteriores de corte de 40%.

“Embora não tenha o foco mais estreito em hidrocarbonetos como seus pares nos EUA, o que pode manter os investidores afastados, a BP pode atrair um interesse renovado com o anúncio, devido ao valuation atrativo e a vida útil prolongada de seus ativos de hidrocarbonetos”, avalia o estrategista Allan Good, da Morningstar.

As ações da BP fazem parte da Carteira OHM Dividendos em Dólar.

Desde a criação, em setembro/2022, o portfólio acumula valorização de 17,5%, superando em 12,9% o S&P 500 e em 36,25% o EWZ. Acesse a última atualização aqui.

Gostou do texto?

Então cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nossas novidades e ofertas exclusivas.