Resumo do Relatório

Sinais e ruídos

17/05/2024
Avaliar este relatório: 1 voto. média: 3,00 out of 51 voto. média: 3,00 out of 51 voto. média: 3,00 out of 51 voto. média: 3,00 out of 51 voto. média: 3,00 out of 5 (1 votes, average: 3,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
Macro Brasil Macroeconomia

Mesmo para profissionais experientes, como os dirigentes de bancos centrais, a indesejável emissão de ruídos na comunicação, em lugar dos bem-vindos sinais, se mostra às vezes inevitável, especialmente em momentos de aumento das oscilações da economia e/ou em períodos de grande incerteza, nos quais a própria autoridade monetária se coloca na posição de “dependente dos dados”. Isso não significa, no entanto, que por serem compreensivelmente inevitáveis, ruídos de comunicação gerem apenas efeitos pequenos ou de abreviada duração. Isso pode, de fato, acontecer. Porém, em momentos de maior inconsistência e/ou desconfiança em relação à política econômica, ruídos podem gerar efeitos bastante duradouros, quase como se fossem sinais.

No Brasil, o ruído de comunicação gerado pela última reunião do Copom teve impacto nas taxas de juros. Afinal, como se sabe, as taxas de juros já estavam sob pressão há um bom tempo — por conta do cenário externo e, localmente, devido à resiliência da atividade e do mercado de trabalho e à piora do cenário fiscal e das expectativas de inflação — e a curva de juros precificou plenamente o corte da Selic para 10,5% a.a. vários dias antes da reunião do Comitê, após o Presidente do Banco Central ter dito que o forward guidance de março não valia mais.

MCM

MCM
Projeções - MCM Consultores
São Paulo, Brasil

Aviso legal

O uso das informações contidas neste relatório é de responsabilidade exclusiva do usuário, ficando a MCM eximida das ações decorrentes de sua utilização. Este documento não deve ser considerado, sob nenhuma hipótese, como uma recomendação de investimento ou endosso à tomada de decisões. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização da MCM