Resumo do Relatório

DIA DA ATA DO COPOM

08/02/2022
Avaliar este relatório: 1 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
Abertura do dia Emerging Markets Estados Unidos Estratégia Global Geopolitica Macro Brasil Macro Internacional Macroeconomia Moedas Renda Fixa Valuation

Dia de Ata do Copom, com as apostas concentradas sobre o que será decidido na reunião de março (dias 15 e 16). Especula-se sobre um ajuste entre 0,75 e 1,0 ponto percentual na taxa Selic, hoje em 10,75%. Depois, é possível uma parada, quando serão analisados os efeitos deste ciclo de aperto do juro.

 O que nos parece é que as expectativas de inflação continuam elevadas, acima de 5%, pela Focus (5,44%), e seria de bom tom o presidente da instituição evitar uma nova carta de justificativa ao Ministro da Economia, por ter “furado” a meta.

 Enquanto isso, no mundo, em diferentes intensidades, vários países debatem o início dos seus ciclos de aperto monetário.

 Para a presidente do BCE, Christine Lagarde, a inflação projetada para 2022 está acima do esperado, mas, mesmo assim, acredita na estabilização em torno da meta de 2% ao fim do ano. Diz também que qualquer ajuste da política monetária deve ser gradual, de acordo com a evolução da economia. Como bem disse, “será importante permanecer dependente dos dados”.

 No Brasil, no governo e no Congresso seguem intensos os debates sobre a PEC dos Combustíveis. Guedes se posiciona contrário, querendo restringi-la ao diesel e ao biodiesel, mas Bolsonaro, de olho no quociente político-eleitoral, pressiona por todos os derivados de petróleo. É dele também a decisão de anistiar os estudantes envidados com o Fies em 92% do total.

 Sobre a tensão entre Rússia e resto do mundo, seguem as tratativas diplomáticas, agora com Emmanuel Macron em visita ao presidente russo, Vladimir Putin.

Aviso legal