Resumo do Relatório
Cortes de juros à vista
Quem esperava que o FOMC sinalizasse, na reunião realizada nesta semana, que o ciclo de cortes da taxa básica de juros poderia ser iniciado em março, teve bons motivos para ficar decepcionado. O comunicado emitido após a reunião indicou que o Comitê ainda não está pronto para emitir este sinal — “The Committee does not expect it will be appropriate to reduce the target range until it has gained greater confidence that inflation is moving sustainably toward 2 percent” — e na entrevista concedida aos jornalistas especializados, Jerome Powell confirmou que um corte inicial em março não faz parte do cenário base da autoridade monetária.
Já por aqui, a reunião do Copom não trouxe qualquer surpresa e o plano de voo do Comitê para as reuniões agendadas para março e maio está claro. Nas duas próximas reuniões, portanto, a atenção do mercado será voltada essencialmente para a mensagem do Copom relativa à continuidade do atual ritmo de cortes.
Aviso legal
O uso das informações contidas neste relatório é de responsabilidade exclusiva do usuário, ficando a MCM eximida das ações decorrentes de sua utilização. Este documento não deve ser considerado, sob nenhuma hipótese, como uma recomendação de investimento ou endosso à tomada de decisões. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização da MCM