Resumo do Relatório

Carteira Global Commodities – Estratégia Fevereiro 2023 : It´s all abaout China!

01/02/2023
Avaliar este relatório: 1 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
Açúcar Agronegócio Alimentos Brazil Carteira Recomendada China Commodities Energia Estratégia Brasil Estratégia em ações Gás Grãos Metais Milho Mineração Papel e Celulose Petróleo Petroquímica Quantitative Recursos Naturais Siderurgia Soja Vale SA PetroRio SA Exxon Mobil Corp Freeport-McMoRan Inc

Carteira Global Commodities – Estratégia Fevereiro 2023 : It´s all abaout China!

Sumário Executivo

Performance em Janeiro de +8,17% e acima do Ibovespa e BCOM

A carteira fechou o mês com uma valorização de +8,17%, acima do Ibovespa que apresentou uma alta de 3,37%, o que resultou em um alfa positivo de 4,80%. 

Individualmente, os ativos da carteira que performaram, em valores absolutos, acima do Ibovespa foram: Albemarle com 27,21%, PRIO com 13,14%, Gerdau com 11,47%, Freeport com 11,47%, SLC Agrícola com 9,36%, Mosaic com 8,60% e Vale com 6,33%. 

Já os ativos que apresentaram os piores desempenhos, performando em valores absolutos, abaixo do Ibovespa foram: Exxon com 2.31%, Suzano com -3,90% e JBS com -8,69%

A estratégia de janeiro foi focar em ações de produtores de commodities atreladas a uma recuperação econômica na China, desequilíbrio entre oferta e demanda devido a guerra Russia-Ucrania e déficit energético na Europa. Além disso, mantivemos ações que pagariam dividendos em janeiro para aproveitar os ganhos.

Para fevereiro, optamos por fazer trocas na carteira, dado o ambiente dos mercados extremamente voláteis. Entendemos que, no atual momento, os movimentos têm sido determinados apenas pelo fator macroeconômico, com os fundamentos das companhias exercendo pouca influência. 

Com foco na recuperação da China com petróleo & gás, minério de ferro, cobre e lítio, temos a seguinte recomendação com um Índice Sharpe estimado em 1.20: PRIO3.SA – 28%, EXXO34.SA – 22%, VALE3.SA – 17%, FCXO34.SA – 14% e A1LB34.SA – 19%.

Gilberto Cardoso

Gilberto Cardoso
Analista Setorial - Commodities
Singapura, Singapura

Aviso legal

DISCLAIMER: Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM nº 20 de 26 de fevereiro de 2021 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OHMRESEARCH não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OHMRESEARCH não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/21 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OHMRESEARCH estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da OHMRESEARCH. De acordo com o art. 21 da Resolução CVM nº 20/21 caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.
Para maiores informações, pode-se ler a Resolução CVM nº 20/21 e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OHMRESEARCH que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.