Barry Knapp à CNBC: O Fed está em um lugar de risco

Na última semana, Barry Knapp, estrategista macro e contribuidor da Ohmresearch, se uniu ao Squawk Box, programa da rede americana CNBC, com insights sobre como o CPI (índice de preços ao consumidor) acima do esperado preocupa e coloca ainda mais pressão sobre o Fed.

Na entrevista à CNBC ele revela “O Fed está em ‘um lugar de risco’”. Clique no link para o vídeo completo.

Abaixo, transcrição de trecho da entrevista:  

Jornalista: Barry, o quão preocupante é o CPI para você?

Barry: É bem preocupante, de tanto que concordo com Larry Summers, algo que não posso dizer frequentemente, mas é uma política macroeconômica excessivamente perigosa. Se você olhar para a parte da curva mais influenciada pelo Fed, para o setor de 5 a 7 anos, nós temos 5 anos de inflação chegando ao nível mais alto. E esse índice foi introduzido em 1998. E você ainda tem a taxa real que é como o Fed influencia a atividade econômica nos setores mais interessantes da economia no patamar mais baixo da história, com falta de suprimentos e a demanda fora dos custos. 

É uma política muito perigosa, então eu penso que o Fed está caminhando para uma quebra aqui, de uma forma ou outra, no começo de 2022. Ou eles exercerão o que eu chamo de “optionality assertion”, que é essa ideia de que: OK, eles limitam a redução para compras nos primeiros dois meses, mas depois dizem que estão abertos para aumentá-las ou diminuí-las. A probabilidade é que eles não façam coisa alguma. 

Se eles não acelerarem isso, dado o que é passível de acontecer com os dados, que é o de se fortalecer no lado de atividade e no lado da inflação, então, eles terão uma séria crise de credibilidade. Ao que parece será uma grande queda do dólar, um grande movimento da inflação, que já está na máxima histórica, e uma crise geral de confiança do Fed. 

Eles estão na mira e tentado sair dessa, mas a política foi inacreditavelmente agressiva e tem a urgência na demanda. E como eu disse essa manhã, o mercado imobiliário já está começando a se mexer. Como eu disse: É muito arriscado!

Gostou do texto?

Então cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nossas novidades e ofertas exclusivas.