Resumo do Relatório

Brasil em Crise: Possíveis impactos da divulgação do Vídeo da Reunião Ministerial

17/06/2020
Avaliar este relatório: 2 votos. média: 4,50 out of 52 votos. média: 4,50 out of 52 votos. média: 4,50 out of 52 votos. média: 4,50 out of 52 votos. média: 4,50 out of 5 (2 votes, average: 4,50 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
Agronegócio Commodities Emerging Markets Geopolitica Macro Brasil Macro Internacional Política

A divulgação na última 6ª feira (22/05) do vídeo de uma reunião ministerial ocorrida há exatos dois meses (mostrando o Presidente e seus Ministros fazendo declarações polêmicas com relação à conjuntura nacional e a alguns de seus principais personagens) revelou à opinião pública as fragilidades que acometem as instituições políticas brasileiras e o grau de apreço que o atual Governo confere a elas. De qualquer forma, o evento e as primeiras análises derivadas dele podem nos ajudar a entender a atual estratégia de dominância política desenvolvida a partir do Palácio da Alvorada.

A definição dos possíveis caminhos relativos à dinâmica de tensão política no Brasil passa por uma diversidade de fatores que ainda estão em evolução. Dentre eles, poderíamos destacar: 1) o grau de disposição dos principais opositores políticos institucionais ao bolsonarismo em tentar conter um aumento da dominância do Presidente; 2) o nível de mobilização e de polarização nas ruas; 3) o virtual apoio que o projeto bolsonarista possa receber de setores expressivos das Forças Armadas e dos militares dos estados.

Estes três elementos nos ajudam a pensar em diversos cenários virtuais, aproximativos, mutuamente combináveis e não exclusivos, relativos ao futuro das tensões entre os Poderes da República nos próximos meses.

Marcio Fernandes

Marcio Fernandes
Analista - Risco Político
Brasília, Brasil

Aviso legal

Este relatório foi elaborado e distribuído de acordo com as recomendações previstas na Resolução CVM nº 20/21. O uso das informações contidas neste relatório é de responsabilidade exclusiva do usuário, ficando Contribuidor signatário e a OHMRESEARCH eximidos das ações decorrentes de sua utilização. Este documento não deve ser considerado, sob nenhuma hipótese, como uma recomendação de investimento ou endosso à tomada de decisões. O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Contribuidor signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste.