30 de Novembro, 2020

Bom dia!

Mercados operam perto da estabilidade na volta do feriado, e novembro deve se confirmar como o melhor mês na história para bolsas globais. 

Fonte: Bloomberg, Refinitiv

PMI oficial na China veio em 52,1acima da expectativa e o mais forte em 3 anosMinério de ferro também teve em Novembro o melhor mês desde maio.

O FT teve acesso a um documento da União Europeia com um plano para reconstruir as aliança transatlântica com os Estados Unidos. O plano fala em uma oportunidade de uma geração para construir uma agenda comum em áreas como tecnologiaCoivd-19, mudança climática e democracia. A reconstrução das pontes entre EUA e Europa foi notada por nossos estrategistas há algum tempo e é parte central da nossa visão positiva para os mercados.

O numero de novas infecções por Covid na França caiu para o nível mais baixo em 8 semanas, e o numero de pacientes em terapia intensiva continua a cair. A situação melhorou também em todos os outros países da Europa, e NY planeja reabrir as escolas dia 7 de dezembro. Tanto EUA como Reino Unido esperam iniciar a vacinação este ano ainda. Apesar da segunda onda, a taxa de fatalidade hoje é de 2%, substancialmente menor que os 7% do inicio do ano.

Fonte: Bloomberg, John Authers

A volta do feriado confirmou o DXY abaixo de 92, neste momento em 91,79. O índice dólar da Bloomberg também continua em trajetória de queda e já perdeu 12% desde o pico em marco

Fonte: Bloomberg, John Authers

Para mercados emergentes, tão importante quanto dólar fraco é o preço de commodities industriais (que em parte refletem dólar fraco), cujo índice continua a se distanciar da média móvel de 200 dias.

Fonte: Bloomberg, John Authers

Prasenjit Basu publicou ontem um excelente relatório sobre a RCEP (Regional Comprehensive Economic Partnership) a nova e maior área de livre comercio do mundo, englobando a China e outros 15 países da Ásia. Ele argumenta que naturalmente o maior beneficiário é a China, que conseguiu criar uma área de livre comercio em torno de si. Em segundo lugar, Japão e Coreia tem o beneficio da queda das altas tarifaspraticadas pela china sobre seus produtos. A grande ausência do acordo é a Índia, que de qualquer forma não receberia muitos benefícios para se juntar ao acordo.

Carlos Macedo publicou o seu Frame by Frame, com analise dos dados de credito do mês de Outubro no Brasil. A originacão de novos créditos continua fraca, o que pode ser uma preocupação para 2021. Contudo, a pressão sobre taxas de empréstimos diminuiu. A taxa de inadimplência continua nas mínimas históricas, influenciada pelo pagamento do auxilio emergencial.

No ultimo Eye On the World, Ben Laidler  fala sobre oportunidades em ações que pagam dividendos no mercado americano. Além de taxas de juros baixas por muito tempo, ele nota a aceleração do crescimento de lucros, notando que essas ações recentemente deixaram de performar abaixo do mercado.

O cenário global continua evoluindo de acordo com o esperado e tem tudo para beneficiar o Brasil: dólar mais fraco, commodities em alta e rotação de growth para value. Passadas as eleições municipais, o Brasil tem pouco tempo para endereçar a questão fiscal e se beneficiar do ambiente favorável. 

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@ohmresearch.com.br

CNPI EM 096

Gostou do texto?

Então cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nossas novidades e ofertas exclusivas.

    DISCLAIMER:  Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OHM RESEARCH não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.

    O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OHM RESEARCH não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OHM RESEARCH estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da Ohm Research. De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

    O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.

    Para maiores informações, pode-se ler a Instrução CVM nº 598 de 2018, e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OHM RESEARCH que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.