26 de Fevereiro, 2021

Bom dia!

Mercados se recuperam com a estabilização do rendimento dos títulos de 10 anos americanos.

Fonte: Bloomberg, Refinitiv

O rendimento dos títulos de 10 anos americanos negociaram ontem acima de 1,6%, e agora estão estáveis em 1,47%.

Uma vez que a tendência é de subida nos rendimentos dos títulos longos, é importante que investidores tenham em mente sua exposição a duration. Esse é um conceito amplamente usado na renda fixa, que mede a vida media de um titulo, ou a sua sensibilidade a mudanças na taxa de juros. Um ativo que ilustra perfeitamente o estrago que aumentos de juros podem causar em títulos longos é o titulo de 100 anos emitido pela Áustria, que com vencimento em 2117.

Fonte: Bloomberg, John Authers

Como temos também ressaltado, a alta no rendimento dos títulos longos é como criptonita para ações de tecnologia, uma vez que elas possuem grande parte dos fluxos de caixa no longo prazo. Tudo isso só reforça o cenário de rotação de tech para bolsas fora dos EUA e setores cíclicos que se beneficiam da abertura das economias.

Uma comparação muito comum é com um movimento similar: o chamado taper tantrum de 2013, quando o mercado precificou a retirada de estímulos pelo Fed.

Fonte: Bloomberg, John Authers

Apesar do padrão semelhante, ainda estamos longe do que ocorreu em 2013. Mas o movimento ontem nas moedas de mercados emergentes nos lembrou do que pode acontecer caso o a alta de juros seja brusca. Lembrando que na época o Brasil fazia parte do grupo de países chamado de 5 frágeis. 

Carlos Macedo publicou seu relatório mensal sobre os dados de crédito do Banco Central.

 No ultimo Eye On the WorldBen Laidler fala sobre o tema mais importante do momento: a alta dos juros longos americanos e seu impacto nos bancos

O cenário de rotação segue intacto, mas o impacto da alta de juros longos americanos sobre moedas emergentes mostra que o Brasil não tem muito tempo para fazer os ajustes necessários. 

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@ohmresearch.com.brCNPI EM 096     

Gostou do texto?

Então cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nossas novidades e ofertas exclusivas.

    DISCLAIMER:  Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OHM RESEARCH não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.

    O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OHM RESEARCH não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OHM RESEARCH estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da Ohm Research. De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

    O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.

    Para maiores informações, pode-se ler a Instrução CVM nº 598 de 2018, e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OHM RESEARCH que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.