Resumo do Relatório
“Velha” mensagem, novas projeções
Como se sabe, a agenda de reuniões de Bancos Centrais em junho começou hoje com o BCE, que deu início a um ciclo de relaxamento monetário gradual, como sinalizado já há um bom tempo por Christine Lagarde. Também, teremos a reunião do FOMC na próxima semana e a reunião do Copom na terceira semana do mês.
O FOMC não alterará a taxa básica de juros, mas toda a atenção do mercado estará voltada para as palavras de Powell e a apresentação das novas projeções dos membros do Comitê para a economia e a taxa básica de juros em 2024, nos próximos anos e no longo prazo. É dessa forma que a autoridade monetária traduzirá em números a atualização do cenário “higher for longer”. Como se sabe, esta sinalização foi adotada há alguns meses e diz respeito à persistência da inflação em nível ainda elevado, a uma certa resiliência da atividade e do mercado de trabalho e, consequentemente, à esperada manutenção da taxa básica de juros em nível elevado por mais tempo do que originalmente previsto.
Aviso legal
O uso das informações contidas neste relatório é de responsabilidade exclusiva do usuário, ficando a MCM eximida das ações decorrentes de sua utilização. Este documento não deve ser considerado, sob nenhuma hipótese, como uma recomendação de investimento ou endosso à tomada de decisões. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização da MCM