Resumo do Relatório

Sovereign Macro- Brazil: comentário sob as minutas do Bacen.

08/02/2022
Avaliar este relatório: 2 votos. média: 5,00 out of 52 votos. média: 5,00 out of 52 votos. média: 5,00 out of 52 votos. média: 5,00 out of 52 votos. média: 5,00 out of 5 (2 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
America Latina Bolsa Brasil Estratégia Brasil Estratégia em ações Estratégia Global Fundos Internacionais Fundos Multimercado Infraestrutura Macro Brasil Macro Internacional Macroeconomia Renda Fixa Renda Fixa Taxa de Juros

Sovereign Macro- Brazil: comentário sob as minutas do Bacen.

Fevereiro 8, 2022

As minutas da última reunião do Copom foram mais hawkish do que o comunicado de la decisão em la que aumentou sua taxa de juros em 150 pb para 10.75%. O Copom disse que os riscos fiscais se mantem altos apesar do bom resultado fiscal do ano passado e alertou que uma deterioração do arcabouço fiscal vai resultar em uma taxa de juros estrutural mais elevada, além de uma taxa de juros neutral para cima dos estimados atuais em torno a 4%. No comunicado, o Copom foi bastante explicito acerca dos riscos associados com a possível redução dos impostos ao consumo de energia. Se confirmadas, o benefício desinflacionario dessas reduções seria mais que compensado por um aumento em primas de risco, deterioração das expectativas de inflação e finalmente em maiores taxas de juros. As estimativas atuais dos custos fiscais de eliminação de impostos a consumo de energia são entre 50 e 100bn BRL embora o ministro Paulo Guedes tenta limitar o dano a 19bn BRL. Apesar de que eu concordo com Bacen acerca das implicações do enfraquecimento do arcabouço fiscal para sua “reaction function”, Bacen não deve perseguir os desvios fiscais indefinidamente porque os custos econômicos de trair a inflação para la meta podem resultar excessivos. Os efeitos cumulativos do aperto fiscal devem limitar as altas da Selic. As minutas disseram que para assegurar que a inflação convirja a la meta, e considerando o balance dos riscos para inflação, Bacen utilizou uma trajetória da Selic para cima do considerado no cenário de referência que inclui uma Selic que chega a 12% no primeiro semestre e depois baixa a 11.75% ao final do 2022. Bacen explicou que o ritmo de ajustes -em plural- futuros da Selic serão mais lentos. Minha intepretação ao final das contas e que a Selic deve chegar ao 12.25% como mínimo -um aumento de 100pb e outro de 50pb- e mantendo esse nível em 2022. Mas é mais realista cogitar uma taxa terminal de 12.75% que resultaria em uma taxa real ex-ante cerca de 7%, menor que o máximo recente de 8.75% em 2016. Como disse em meu comentário sob a decisão do Copom, os benéficos desinflacionarios de um aperto monetário muito além de 12% provavelmente som limitados e os custos para la economia podem ser excessivos e desnecessários. (Ver comentario cheio no documento adjunto)

Jaime Valdivia

Sovereign Macro

jaime.valdivia@sovereignmacro.com

 

Jaime Valdivia

Jaime Valdivia
Macro Analista - Mercados Emergentes
Nova Iorque, EUA

Aviso legal

DISCLAIMER: Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM nº 20 de 26 de fevereiro de 2021 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OHMRESEARCH não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OHMRESEARCH não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/21 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OHMRESEARCH estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da OHMRESEARCH. De acordo com o art. 21 da Resolução CVM nº 20/21 caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.
Para maiores informações, pode-se ler a Resolução CVM nº 20/21 e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OHMRESEARCH que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.