Resumo do Relatório

FRONT FISCAL CONTINUA DERRUBANDO

18/11/2021
Avaliar este relatório: 1 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 51 voto. média: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...
Abertura do dia Emerging Markets Estados Unidos Estratégia Global Geopolitica Macro Brasil Macro Internacional Macroeconomia Moedas Renda Fixa Valuation

Os problemas no front fiscal seguem derrubando os mercados. No Senado, são complicadas as negociações em torno da PEC dos precatórios. Por estes dias, o anúncio do presidente que devem usar a sobre de recursos para reajustar salários dos servidores, azedou de vez o humor dos mercados. Caímos então no labirinto e não conseguimos sair dele. São sempre os mesmos problemas políticos, com decisões temperadas pela urgência do momento e o oportunismo político eleitoral de sempre. Uma observação é de que quanto mais se arrastam as negociações no Senado mais crescem as possibilidades de soluções pouco ortodoxas.

 Neste cenário de incerteza política e viés populista eleitoral, o mercado “sente o tranco”. Na quarta-feira mergulhou no menor patamar em um ano. Ao fim do dia, o índice paulistano marcou 102.948 pontos, em queda de 1,39%. E esta aversão ao risco não se limitou às ações. No mercado futuro de juro o dia foi de estresse, com elevação das taxas nas três pontas, e o dólar, na máxima nos R$ 5,53, para, ao fim do dia, se acomodar em R$ 5,5242 (+0,45%).

 No mundo, as novidades não são menos preocupantes. Inflação ascendente e mais uma onda de pandemia preocupam. Na quarta, a inflação no Reino Unido e na União Europeia bateu todos os recordes em uma década. Nos EUA, o democrata Joe Biden pede investigações sobre as empresas de petróleo, o que derrubou no dia a cotação do barril. Soma-se a isso, o imbróglio na nomeação do comando do Fed segue na ordem do dia. A diretora Lael Brainard é a favorita para substituir Jerome Powell, embora muitos ainda acreditem na sua continuidade.  

Aviso legal