Resumo do Relatório
Cenário da Fed Funds Rate
Na nossa última revisão de cenário, feita em setembro, mantivemos nossa avaliação sobre a política monetária americana, que contemplava a elevação da Fed Funds Rate (FFR) para o intervalo de 5,50% a.a. a 5,75% a.a. na reunião do próximo mês de dezembro, e a manutenção do juro alto por um longo período. À luz dos indicadores econômicos recentes, mudamos nosso cenário para incorporar a estabilidade da FFR no atual patamar (sem novo aumento em dezembro), mas mantemos a avaliação de que o ciclo de afrouxamento está distante e será cauteloso, à medida que o Fed se sinta seguro de que a inflação convergirá para a sua meta.
Do lado do mercado de trabalho, indicadores recentes mostram que o processo de reequilíbrio entre demanda e oferta de trabalhadores avançou em outubro. A relação entre oferta de vagas de emprego e desempregados seguiu pouco acima do observado no pré-pandemia; a variação da folha de pagamento retomou a sua tendência de desaceleração; o volume de pessoal ocupado recuou fortemente em outubro etc. Assim, o custo da mão de obra se manteve em desaceleração. O esfriamento do mercado de trabalho está em linha com os resultados fracos revelados pelos PMI’s da indústria e do setor de serviços referentes ao mês passado.
Aviso legal
O uso das informações contidas neste relatório é de responsabilidade exclusiva do usuário, ficando a MCM eximida das ações decorrentes de sua utilização. Este documento não deve ser considerado, sob nenhuma hipótese, como uma recomendação de investimento ou endosso à tomada de decisões. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização da MCM